Djalma Teixeira Oliveira
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Outubro de 2020) |
Djalma Teixeira Oliveira, formado em Psiquiatria, nasceu em Itapecerica, Minas Gerais. É membro da Academia Mineira de Medicina, desde 1995.
Biografia
[editar | editar código-fonte]Djalma Teixeira Oliveira formou-se em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais no ano de 1967 e especializou-se em Psiquiatria e Psicanálise. Em 1967 foi designado analista didata e durante 1964 a 1968 foi membro fundador e presidente do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais e fundador do Grupo de Estudos Psicanalíticos - GREP, além de Diretor Clínico do Centro Psicoterapêutico, um hospital de orientação psicanalítica localizado em Belo Horizonte entre 1973 a 1983.
Em 1956, no Rio Grande do Sul, criou o primeiro núcleo de Psicanálise filiado com Pierre Weil e Célio Garcia, atuava no Departamento de Orientação e Treinamento do Banco da Lavoura de Minas Gerais, realizando práticas em dinâmica de grupo e psicodrama. No início da década de 1960, numa experiência singular, Djalma adaptou as técnicas de training group criadas pelo National Training Laboratory in Group Development, em Bethel, Estados Unidos, a partir dos estudos realizados por Lewin, Lippitt, Benne e Bradford às demandas de aperfeiçoamento dos administradores do Banco da Lavoura. Desta experiência resultou a criação de uma técnica denominada DRH (Desenvolvimento das Relações Humanas). [1]
Desenvolveu sua formação no Círculo Psicanalítico de Minas Gerais em 1962 a 1964, onde teoricamente questionava a ortodoxia que orientava a Sociedade Psicanalítica Internacional, procurando fazer uma aproximação entre o discurso freudiano e o discurso pertencente ao Círculo Vienense. Por duas gestões consecutivas foi presidente do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (1964 - 1968) e, posteriormente, da Comissão de Ensino em 1968. Desde 1985 é professor de Psicopatologia Psicanalítica do GREP.
Djalma Teixeira Oliveira é autor do livro "Real, o simbólico e o imaginário na clínica psicanalítica" (1994) e de vários trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais.
Referências
- ↑ CAMPOS, R. H. F. (2001). Dicionário biográfico da psicologia no Brasil: Pioneiros. Rio de Janeiro: Imago/CFP. ISBN 9788531207600
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- ANTUNES, M. A. M. (Org.) ; CAMPOS, R. H. F. (Org.) ; CONDE, H. (Org.) ; GUEDES, Maria Do Carmo (Org.) ; MASSIMI, Marina (Org.) ; PACHECO FILHO, R. A. (Org.) ; GOMES, W. B. (Org.) . Dicionário Biográfico da Psicologia no Brasil - Pioneiros (Edição Virtual). 2. ed. São Paulo, SP: BVS-PSI - Ministério da Saúde, 2007. v. 1. 300p .